Hemodinâmica

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia para realização de serviços de Hemodinâmica

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estabeleceu diretrizes que contemplam as normas essenciais para que, no Brasil, os Serviços de Hemodinâmica realizem de forma segura e eficaz os procedimentos terapêuticos e os diagnósticos em Cardiologia Intervencionista.

Em sua publicação, a SBC aponta com quais instalações os laboratórios de hemodinâmica precisam contar (SBC, 2003, DIRETRIZ PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS EM HEMODINÂMICA):

“Obrigatoriamente, o serviço deve possuir, pelo menos, um equipamento dotado de imagem digital de alta qualidade, com aquisição em tempo real (matrix 512 X 512 X 8 – bites a 30 quadros por segundo), condição essencial para o julgamento diagnóstico adequado, bem como para a otimização do resultado da intervenção. O registro e o arquivamento dos procedimentos devem, preferencialmente, ser em formato digital, embora essa não seja uma norma obrigatória, pois alguns serviços ainda utilizam filme 35mm,. Polígrafo de, no mínimo, 3 canais, permitindo registro simultâneo de 2 pressões e do eletrocardiograma, também é considerado item obrigatório. É fundamental que o laboratório possua aparelho para medida do TCA (tempo de coagulação ativado) na sala de hemodinâmica. Balão intra-aórtico, apesar de ser item obrigatório no hospital, não precisa estar disponível em caráter dedicado ao laboratório de hemodinâmica. Também não são itens obrigatórios o ultra-som intracoronariano e os equipamentos que permitem o estudo funcional das artérias coronarianas.”
Fonte: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2003/site/019.pdf

No Brasil, a TEB tem know-how no desenvolvimento de polígrafos para hemodinâmica vindo de anos de experiência com este tipo de produto. Ao longo de sua história, a qualidade dos polígrafos pode ser facilmente percebida, pois eles estão presentes em cerca de 95% das salas de hemodinâmica do país.

As diretrizes apontam a obrigatoriedade de um polígrafo de 3 canais que permita o registro simultâneo de 2 pressões e do eletrocardiograma, mas o Polígrafo TEB SP12H conta com um arsenal muito mais intenso do que o exigido:

CANAIS DE ENTRADA: 12 ECG de superfície, 2 de pressão invasiva instantânea, 2 de pressão invasiva média, 2 para temperatura (para medida de débito cardíaco por termodiluição) e 4 auxiliares para sinais externos.

CANAIS DE SAÍDA: 2 canais analógicos (P1 e D2) e um de pulso de sincronismo.

GRAVAÇÃO: Por comando de início e fim com retroatividade programável até 80 seg. Exames gravados podem ser transferidos para CD/DVD ou Pen Drive.

QUALIDADE DE SINAL: Conversão AD de 14 bits, resolução de 3,12 μV para ECG de superfície e 0,0625 mmHg para sinais de pressão.

IMPRESSÃO: Por comando de início e fim ou por página durante o exame ou usando exame gravado.
FILTROS Configuráveis individualmente por canal
Para ECG: 60 Hz, passa baixas de 25, 50 e 100 Hz e passa altas de 0,05, 1 e 3 Hz
Para canais de pressão: passa baixas de 50 e 10 Hz

CURSORES PARA MEDIDAS: Para valores absolutos ou diferenciais de pressão, intervalos de tempo (RR, enchimento, ejeção), delimitar áreas.
Para planimetria.

CÁLCULOS DE PARÂMETROS HEMODINÂMICOS: Permite o cálculo de resistências vasculares, shunt, índice de trabalho por batimento, gasto energético do ventrículo, área de valvas.

PROGRAMA SP PÓS: Programa que permite rever e reanalisar exames gravados em qualquer computador.

Deixe o seu comentário