Eletrofisiologia

Teste ergométrico

Teste Ergométrico ou Teste de Esforço é um procedimento que consiste em submeter o paciente a um esforço controlado num ergômetro (bicicleta ou esteira ergométrica) coma  concomitante monitorização contínua do ECG, medidas de pressão arterial e acompanhamento médico.

Na maioria das vezes o Teste Ergométrico é indicado para avaliação da circulação das artérias coronárias. Em menor número estão as indicações para avaliação da capacidade cardiopulmonar, especialmente a de atletas.

O princípio do teste consiste em provocar um aumento da frequência dos batimentos cardíacos através da realização do exercício.

Quando a frequência dos batimentos cardíacos aumenta, aumenta também o consumo de oxigênio da musculatura do coração. Se as artérias coronárias não estiverem totalmente desobstruídas, alguma região do coração poderá não receber oxigênio suficiente. Ocorrendo este fenômeno, denominado Isquemia, a monitorização mostrará no eletrocardiograma uma deformação característica. Nessa situação o teste será considerado positivo e, dependendo da intensidade da deformação observada, interrompido imediatamente.

Essa condição de isquemia pode ser considerada como um caminho para o infarto, daí a grande importância da presença do médico e da monitorização do eletrocardiograma para que o teste seja interrompido com segurança. Testes ergométricos com equipamentos adequados e com acompanhamento médico são perfeitamente seguros.

Além da deformação, a monitorização poderá evidenciar alterações de ritmo, tais como extra-sístoles e taquicardias. Estas informações, juntamente com o andamento da pressão arterial durante o teste e eventuais sintomas relatados pelo paciente, também serão consideradas pelo médico para terminar o exame para o laudo final.

Hiperlink para “Quando o teste Ergométrico é indicado?”

Deixe o seu comentário