Eletrocardiografia

Medidas Automáticas no seu eletrocardiógrafo digital para computador ECGPC

img03

A TEB investe frequentemente em tecnologia e aprimoramento de seus equipamentos, proporcionando ao cliente acesso a produtos de extrema qualidade e eficácia.

A empresa segue austeramente as normas de certificação do INMETRO – as quais só permitem que um produto comece a ser comercializado após uma série de rigorosos testes – por isso, quando um novo recurso é desenvolvido, ele não pode simplesmente entrar para o mercado, ele precisa estar legalmente certificado.

A TEB lança agora, após um longo período de certificação, as medidas automáticas no eletrocardiograma digital para computador, tornando-se a única empresa brasileira legalmente certificada (ABNT NBR 60601-2-51: “Norma de Segurança, Incluindo Desempenho Essencial, de Eletrocardiógrafos Gravador e Analisador Monocanal e Multicanal”).

O que são medidas automáticas?

Podemos definir medidas automáticas como o processo de medição dos intervalos do eletrocardiograma, feito automaticamente. Qualquer intervalo que o profissional queira medir, sem a necessidade de marcar manualmente o início e o fim das ondas (mas este recurso de marcar manualmente não foi retirado do software, vai do critério do médico utilizá-lo ou não).

Elas auxiliam no diagnóstico do paciente. Como exemplo podemos citar:

P > 110ms: hipertrofia do átrio esquerdo.

PR < 120ms: síndrome de WPW.

QRS > 100ms: distúrbio de condução AV.

img03

Tela de medidas automáticas do software TEB.

Para a certificação, testes foram realizados com sinais padronizados:

Base CSE: common standards for Electrocardiography.

Base CTS: Conformance Testing Service for Computerized Electrocardiography.

A norma ABNT NBR 60601-2-51 garante que o recurso funcione mesmo em eletrocardiogramas com anomalias e traçados com ruídos.

Vantagens das medidas automáticas para o médico:

As medidas automáticas reduzem o tempo gasto pelo médico na hora de avaliar o exame, pois os valores já aparecerão automaticamente.

Esta rapidez é extremamente importante no caso, por exemplo, de profissionais que atuam com medicina do trabalho, pois receberão o exame com todos os valores necessários já sinalizados na folha impressa ou no arquivo digital. O médico apenas confere e lauda, verificando se está tudo OK com aquele paciente. Mais exames e menos custo para sua clínica.

Deixe o seu comentário