Cardiologia Básica

Conceitos Básicos: O que é um ECG?

Este artigo tem como objetivo explicar da forma mais simples e intuitiva possível o que é um ECG, sem a necessidade de nenhum conhecimento prévio. Para isso, diversas simplificações técnicas e de linguagem foram utilizadas.

Para entender o ECG, precisamos começar relembrando alguns conceitos de eletricidade básica:

O que é voltagem (ou tensão elétrica)?

A voltagem é uma medida elétrica relativa entre dois pontos. Quando surge um desequilíbrio de cargas elétricas entre eles (um ponto acumula mais carga do que o outro), a diferença entre os dois pontos é expressa em Volts.

O que é corrente elétrica?

É a movimentação ou fluxo de cargas elétricas. Se existe um caminho condutor de eletricidade entre dois pontos com desequilíbrio de carga (voltagem), uma corrente circula do ponto com mais carga, para o de menor carga. Esse processo continua até que o desequilíbrio desapareça. Neste caso, a voltagem passa a ser zero e a corrente se extingue.

A corrente, num meio condutor que não varia, depende diretamente da voltagem: quanto maior a voltagem, maior a corrente. Do ponto de vista elétrico, podemos fazer um paralelo entre o coração e uma pilha comum.

No caso da pilha, que é fabricada com a função de fornecer corrente elétrica para equipamentos eletrônicos, existe um desequilíbrio elétrico (voltagem) causado por uma reação química controlada. É isso que origina os pólos positivo e negativo.

Quando a pilha é nova, o valor da voltagem é conhecido (aproximadamente 1,5 Volts). Quando você coloca a pilha em um equipamento e o liga, uma corrente circula. Ela sai de um pólo da pilha, circula pelo equipamento e retorna à pilha pelo outro pólo. Este processo é interrompido toda vez que você desliga o equipamento.

Com o tempo de uso, a reação química da pilha vai se esgotando até que voltagem fica tão pequena que não circula corrente suficiente para o equipamento funcionar (consideramos então que “a pilha acabou”).

No corpo humano, a situação é semelhante. Quando o coração se contrai ou relaxa, ele gera uma voltagem: uma região fica positiva e outra negativa (como os pólos da pilha). O mesmo acontece com qualquer outro músculo do corpo. Como o corpo humano é capaz de conduzir energia elétrica, a corrente, da mesma forma que na pilha, sai de uma região do músculo, circula pelo corpo, e volta para o músculo pela outra região.

Mas, se toda vez que um músculo se contrai ou relaxa uma corrente elétrica circula pelo corpo, porque não levamos um choque ou ao menos sentimos a corrente? Porque, mesmo a voltagem gerada pelos maiores músculos do corpo humano, ela é tão pequena que a corrente decorrente é imperceptível. A voltagem de uma Pilha comum (AA) é mais de 1.000 vezes maior do que a voltagem gerada pelo coração!

Como fazer para medir uma voltagem tão pequena? É aí que entra a sensibilidade e precisão do eletrocardiógrafo digital ou de um sistema de monitorização (por exemplo, sistema de ergometria). São equipamentos projetados especificamente para medir a voltagem gerada pela contração e relaxamento do coração.

E o ECG (abreviação de eletrocardiograma)?

O traçado do ECG nada mais é do que o gráfico da voltagem gerada pelo coração ao longo do tempo. E o fato do corpo conduzir eletricidade permite captar o ECG através de eletrodos fixados na pele (sem contato direto com o coração).

Existem situações em que o ECG é captado dentro do corpo do paciente (como na eletrofisiologia invasiva). Por isso, é comum chamar o ECG captado por eletrodos na pele de “ECG de superfície”. Os eletrodos captam a voltagem da região do coração que estiver mais próxima deles. Assim, a voltagem medida entre cada par de eletrodos será diferente de acordo com a sua posição no corpo.

Ao longo dos anos, foram escolhidas posições de eletrodos que deram origem a alguns padrões (por exemplo , padrão de Einthoven, padrão de Frank, Vetorcardiograma).

Utilizando as voltagens medidas entre os diversos eletrodos, o eletrocardiógrafo digital pode construir diversos gráficos (chamados de “traçados”) simultaneamente, que são chamados de derivações. Cada derivação oferece uma observação do coração, e a partir de um determinado ponto. Isso inclui as 12 derivações mais conhecidas: D1, D2 , D3 , aVR , aVL , aVF , V1 a V6.

Deixe o seu comentário