Cardiologia Básica

Diferença entre cardioversor e desfibrilador elétrico.

Diferenças básicas entre cardioversão e desfibrilação elétrica

A utilização do cardioversor assim como desfibrilador promovem procedimentos terapêuticos que podem salvar vidas. Esse procedimentos não estão limitados apenas aos profissionais da saúde, há também a possibilidade de treinamentos para pessoas leigas em medicinas.
Hoje existem vários estudos que comprovam que 85% de pacientes que tiveram taquicardia Ventrivular (TV) e Fibrilação Ventricular (FV), quando tratados com desfibrilador ou cardioversor precocemente, mantiveram suas funções cardíacas e cerebrais preservadas.

Diferença entre cardioversor e desfibrilador elétrico

O uso do desfibrilador promove uma aplicação de corrente elétrica não sincronizada ao músculo cardíaco. O choque despolariza em conjunto todas as fibras musculares do miocárdio, tornando possível a reversão de arritmias graves como a TV e a FV, permitindo ao nó sinusal retomar a geração e o controle do ritmo cardíaco.
No uso do cardioversor, é aplicado o choque elétrico de maneira sincronizada, assim, o paciente deve estar monitorado no cardioversor e este deve estar com o botão de sincronismo ativado, pois a descarga elétrica é liberada na onda R, ou seja, no período refratário.

Indicações
A desfibrilação elétrica é indicada apenas nas situações de FV e TV sem pulso.
A cardioversão elétrica é indicada nas situações de taquiarritmias como a fibrilação atrial (FA), flutter atrial, taquicardia paroxística supraventricular e taquicardias com complexo largo e com pulso.
A linha de Emergência da TEB é composta por equipamentos de alta confiabilidade. Preciso e seguros, o cardioversor CV10+ e desfibrilador D10+ são referência no mercado de produtos para emergência e procedimentos cardíacos. De fácil aplicação e resposta imediata aos comandos do operador, garante a eficácia num momento de grande necessidade. Os equipamentos são fabricados com qualidade e são de longa durabilidade.

Deixe o seu comentário